As Blacklists e o envio de emails.

Você já deve ter ouvido falar, ou já sofreu com blacklists não é mesmo? Muito pouco se sabe sobre elas em grande maioria dos usuários de email, e o que pouco se informa é de que o usuário poderia facilmente resolver grande parte dos seus problemas de comunicação via email.
blacklists Blacklists são organizações, sites, listas ou softwares que protegem os usuários de emails dos indesejáveis SPAM’s, elas possuem um banco de dados onde são adicionados colaborativamente ou não, dependendo de cada blacklist, endereços de sites (URL’s) ou endereços de IP. A função das blacklists é bloquear o envio indesejado de emails, portanto se você está numa dessas listas, algum problema foi detectado no seu envio de e-mails, podendo ser um problema direto ou indireto.

Como e porque isso acontece?

Você pode ter enviado emails em grandes quantidades para pessoas que não optaram por receber seus emails. Por consequência quem recebe essas mensagens pode denunciar suas campanhas como Spam.
Você pode ter enviado emails com conteúdos maliciosos, preconceituosos ou pornográficos, por exemplo.
Você pode ter enviado emails contendo vírus ou softwares maliciosos;
Você pode ter enviado emails para endereços de email que não existem mais (spamtraps);

Quem utiliza as blacklists?

Essas listas são geralmente utilizadas por provedores de serviços de email ou de hospedagem, são a forma mais simples de proteger os usuários garantindo mais qualidade nos serviços prestados, aumentando a confiabilidade e garantindo segurança aos usuários. Alguns provedores possuem listas “internas”, que é o caso da Microsoft detentora da Hotmail, Live, entre outras, o que torna mais difícil a resolução de grande parte dos problemas de bloqueio.

Como remover as blacklists?

Como remover o meu endereço IP ou Site de uma Blacklist?

Estar numa lista negra (tradução literal) em primeiro plano pode parecer o fim do mundo, mas não é, existe uma forma de remover o seu ip ou site dessas listas. E como saber em qual blacklist estou listado? é fácil, basta visitar o MX Tool Box e utilizar a ferramenta de verificação gratuitamente.
Após isso é necessário um pouco de conhecimento em inglês, pois não existem versões dos sites das blacklists em português.
Cada blacklist possuirá uma maneira de remoção, mas são basicamente parecidas, e intuitivas, não existe segredo nessa parte basta responder com verdades e dentro de algumas horas a remoção é feita e você volta a conseguir enviar emails para seus destinatários que o estavam bloqueando, porém você é desbloqueado com uma reputação neutra, a caber novas verificações para avaliar se você é realmente apto a voltar a enviar mensagens para esses destinatários.

O que é reputação de envio?

A reputação é contada a partir do envio de e-mails e o feedback no tratamento de suas mensagens, você pode saber mais sobre a sua reputação no site da Sender Score by Return Path.

Não existe mágica que evite que o seu IP ou Site seja inserido em uma Blacklist, esteja sempre em conformidade com as práticas corretas nesta área. Procure sempre informações sobre o que é correto fazer em suas campanhas de email marketing e o que não se deve fazer.
Evite praticar o spam, mantenha sua lista de contatos atualizada e envie apenas aquilo que prometer, garantindo assim uma melhor qualidade nas suas campanhas de email marketing!

Gostou? Compartilhe!

As Blacklists e o envio de emails.
5 (100%) 1 vote

Deixe o seu Comentário

Marketeiro, musicista, tatuador, viciado em cerveja, amante da boa música.

Sobre nós

Nós somos uma agência de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes e leitores a alcançar o melhor resultado nas áreas desejas.

Solicite um Orçamento

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam websites aumentar a sua pontuação de busca orgânica drasticamente, a fim de concorrer pela mais alta classificação, mesmo quando se tratam de palavras-chave altamente competitivas.

Receba novidades do blog :)

Mais sobre nosso blog

Veja todos os posts